Freios

Freios são itens de extrema importância para a segurança do carro – e a nossa também. Os principais componentes do sistema de freio são pastilhas, pinças/cilindros auxiliares, cilindro mestre e discos-tambores. Mas, como esse sistema funciona e quais os tipos de freio existentes?

Quando acionamos o pedal de freio, é enviado fluido de freio para as quatro rodas do carro. Temos uma peça primordial nesse processo: o cilindro mestre, funcionando como um multiplicador de esforços, assim somente ao pressionarmos o pedal, o cilindro mestre já envia o fluido de freio com força o suficiente para chegar às rodas.

Existem dois tipos diferentes de freios: a disco e a tambor.

No sistema de freios a disco, o fluido de freio é enviado para a pinça de freio que é recebido nos pistões, esses por sua vez irão pressionar as pastilhas contra o disco. Temos as pastilhas como elementos não rotativos e o disco como rotativo. Essa pressão causará atrito, que gera calor e assim irá frear o carro. O freio a disco tem maior dissipação de calor e mais eficiência, logo maior capacidade de frenagem.

No sistema de freios a tambor, temos o fluido que vai até o cilindro de roda; esse cilindro possui dois pistões que pressionam as lonas de freio contra a parede interna do tambor.

Ao frear, temos um aumento de peso na parte dianteira do veículo, assim é preciso de freios mais potentes nessa parte do carro.

Dependo do projeto do carro, velocidade, potência, peso e como o carro se comporta nas mais variadas condições, algumas montadores trabalham com freios a disco na frente e a tambor na traseira, isso costuma ser mais comum em carros populares.

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