Direção Veicular – Quais os tipos existentes?

 

Temos quatro tipos de direção veicular: mecânica, hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica. Vamos ver algumas diferenças entre esses tipos de direção.

A direção mecânica não oferece nenhuma assistência ao condutor, somente a força do braço é utilizada, é uma direção mais dura. Basicamente, ao virar o volante o movimento é transferido pela coluna para a caixa de direção. É um sistema simples, com manutenção de baixo-custo que não costuma dar problemas.

Com a direção hidráulica, temos um auxílio para o condutor na hora de dirigir. Nesse sistema, há o uso de fluido, bomba hidráulica, válvula de rotação, tubulações e reservatório. A bomba hidráulica é acionada ao ligar o carro pressurizando o fluido que é levado à válvula de rotação, o que permite que o fluido seja pressurizado no mesmo sentido em que o condutor movimenta o volante, seja para direita ou para esquerda.

A direção elétrica surge trazendo ainda mais comodidade na hora de dirigir e, diferente da direção hidráulica, ela não necessita de fluido ou bombas e utiliza de sensores para detectar a posição do volante e das rodas assim como velocidade e força. Todas essas informações são enviadas à uma central eletrônica que serão interpretadas; há um motor elétrico acoplado à coluna de direção que recebe essas informações e faz todo o trabalho de direção, tornando o veículo ainda mais leve de conduzir.

Na direção eletro-hidráulica, existe um motor elétrico independente que comanda o funcionamento da direção, ao invés do próprio motor do carro como na hidráulica – esse sistema é muito mais complexo e exige manutenção mais detalhada.

Novamente, o sistema mecânico é o que menos costuma apresentar problemas, porém sempre fique atento a trepidações. Considerando a direção hidráulica, fique atento a vazamentos e faça a troca do fluido como indicado no manual do proprietário… Já os elétricos e eletro hidráulicos, pedem atenção aos sensores.

Independente do sistema de direção do seu veículo, levo-o sempre à sua oficina de confiança para que todas as manutenções sejam feitas corretamente.

Compartilhe